Quais-São-as-Propriedades-da-Água?

Quais São as Propriedades da Água?

Resumo
Quais São as Propriedades da Água? Neste post iremos mostrar as principais Propriedades da Água e sua importância na nossa vida e saúde. Iremos explicar sobre o ciclo da água, as propriedades físico-químicas, o consumo de água e sua potabilidade e como os Purificadores de Água auxiliam em seu tratamento. Fale conosco no Whatsapp (19) 99571-5480

Indíce

O que é Importante Você Saber Sobre as Propriedades da Água?

Neste post iremos mostrar Quais São as principais Propriedades da Água e sua importância na nossa vida e saúde.

Todos os seres vivos possuem água em sua composição e várias reações químicas acontecem em meio aquoso, esses dois fatores já nos mostram a importância da água para a manutenção da vida e de todos os ecossistemas presentes no mundo. 

Quais-São-as-Propriedades-da-Água

Todas as formas de vida conhecidas precisam da água, pois ela possui diversos nutrientes que auxiliam na manutenção da vida. Isso explica apenas a Terra possuir organismos vivos, pois somente aqui a água é encontrada na forma líquida.

De toda a água disponível no planeta, a maior parte está nos oceanos e mares, apenas 3% encontram-se nos rios, lagos, geleiras e abaixo da superfície nos lençóis freáticos. Por isso, existem regiões no planeta que sofrem com a escassez de água ou não tem acesso a água potável de boa qualidade. 

Se comparada com o ar, ela possui valores maiores de densidade, resistência à passagem da luz e calor específico.

Como Ocorre o Ciclo da Água?

A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos:

– Sólido (geleiras);

– Líquido (rios, lagos, represas);

– Gasoso (vapor de água).

Quais-São-as-Propriedades-da-Água?

Conforme explicamos acima, a água está presente em todos os organismos presentes no planeta e em todos os ambientes.

A pequenas partículas de água presentes no ambiente, nos oceanos, mares, lagos, rios e nos seres vivos, que nesse momento estão no estado líquido, por ação do calor evaporam e sendo leves são carregadas pelo ar.

Assim formam-se as nuvens e com a mudança de temperatura ocorre a condensação, transformando o vapor de água em líquido novamente, e assim voltando ao ambiente em forma de chuva.

Locação-de-Bebedouro-de-Água-Ecopurise-São-Paulo

O ciclo da água se repete desde sempre na terra, permitindo a manutenção da vida em nosso planeta.

É importante que evitemos o desperdício de água e a poluição, para que preservemos a água e assim toda a vida no planeta.

Propriedades Físico-Químicas da Água

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a formula da água H2O. Esse átomos criam uma polaridade (cargas positivas e negativas), e por isso as moléculas ligam-se por pontes de hidrogênio, que são fortes.

Graças a estrutura química da água e nas condições normais de temperatura e pressão, a forma mais abundante da água na natureza é no estado líquido.

Outro item importante a ser considerado sobre a água é seu alto ponto de ebulição, fervendo aos 100°C.

Locação-de-Bebedouro-de-Água-Ecopurise-Indaiatuba
As Propriedades da Água e sua importância para o Planeta!

Essas características da molécula da água influenciam várias propriedades químicas e físicas da água, como a tensão superficial, o calor específico, a solubilidade, entre outras, explicadas a seguir.

Solubilidade  – a água é considerada o solvente universal, pela sua capacidade de dissolver diversas substancias. Com isso vários nutrientes são dissolvidos na água, como cálcio, magnésio, entre outros, fazendo essa propriedade a mais importante para os seres vivos, que precisam absorver esses nutrientes para sobreviverem.

Tensão Superficial – ela resulta da força de atração entre as moléculas internas e da superfície, formam como uma película elástica. Essa propriedade permite que alguns insetos caminhem sobre a água e também que algumas bactérias, fungos, algas, larvas e crustáceos sobrevivam em lagos. Explica também como a poeira fina não afunda e  a formação de gotas e bolhas.

Densidade –  A densidade é uma medida da concentração de uma massa em um determinado volume, ou seja, determina o quão compacta uma substância é. A densidade da água muda e diminui em temperaturas mais baixas. Isso explica por que o gelo flutua na superfície da água.

Calor Específico – O calor específico ou capacidade térmica da água é a quantidade de calor necessária para aumentar temperatura de 1g de uma substância em 1°C. A água tem um alto calor específico, o que significa que ela consegue aumentar ou diminuir bastante sua temperatura sem mudar de estado físico, mas por outro lado leva mais tempo para ocorrer, se comparado com outras substâncias.

Calor Latente – Representa a quantidade de calor necessária mudar o estado físico da substância. O calor latente de vaporização e de fusão da água são muito altos, por isso evita que ela congele ou evapore muito rapidamente.

Consumo Humano: Água Potável

Para o consumo humano, a água deve seguir alguns parâmetros de qualidade, chamados padrões de potabilidade da água.

Nesses padrões são definidas as quantidades limites de certas substancias que podem estar presentes na água e que são prejudiciais a saúde, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio, os agrotóxicos, os desinfetantes entre outras substâncias nocivas.

Quais-São-as-Propriedades-da-Água?

O padrão de potabilidade da água também determina o limite de microrganismos, de coliformes fecais, e as características organolépticas, como a turbidez (o quanto a água está turva) e a intensidade de odor e gosto.

No Brasil, o Ministério da Saúde publicou a portaria Nº 2914, de dezembro de 2011, que “Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade” e em 2017 ele consolidou essa portaria na Portaria de Consolidação nº5 de 28 de Setembro de 2017 – Anexo 1 do Anexo XX (Contagem de bactérias coliformes totais e termotolerantes).

A portaria define a água potável como aquela “destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem“.

Esses padrões de potabilidade se aplicam apenas à água proveniente do abastecimento de água nas cidades, que normalmente são distribuídos pelas estações de tratamento, exemplo Sabesp, Sanasa, etc. Os padrões de potabilidade não abrangem às águas minerais.

O Purificador de Água Auxilia no Tratamento da Água?

Hoje em dia em nosso país, no tratamento da água é utilizado o cloro para manter a água que consumimos dentro dos padrões de potabilidade e principalmente por conta da sua função desinfetante, eliminando bactérias e outros microrganismos.

Apesar da sua função importante na desinfecção da água, o cloro é cancerígeno e acumulativo, então ao longo do tempo após a grande ingestão dele, pode ser que o indivíduo desenvolva essa doença.

Locação-de-Bebedouro-de-Água-Ecopurise-Paulinia
O Purificador de Água é importante para o Tratamento Final da Água!

Os purificadores de água existem para retirar o cloro da água, proporcionando a quem utiliza uma água de boa qualidade, sem gosto e odor de cloro.

Isso acontece, pois, o purificador utiliza refis com carvão ativado, substancia que consegue “sugar” o cloro presente na água tratada, e liberar uma água saudável para quem consome.

É importante lembrar que os purificadores só devem ser utilizados em locais onde exista o tratamento da água, pois eles não possuem os itens para o tratamento completo da água, então a água que chega nele já deve estar livre de bactérias e outros patógenos e dentro dos padrões de potabilidade.

Por isso hoje, se faz necessário ter acesso ao purificador de água em todos os lugares: em casa, no trabalho, na academia, na igreja, etc.

Locação-de-Bebedouro-de-Água-Ecopurise-Sorocaba

Para facilitar esse acesso, a Ecopurise trabalha com a Locação de Purificadores de Água, garantindo assim água purificada com qualidade aonde você estiver.

Esperamos com esse post, ter sanado suas dúvidas em relação a este bem tão precioso para nós que é a Água.

Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, acesse o link

Até a próxima!

Website Oficial: https://ecopurise.com.br/

E-mail: comercial@ecopurise.com.br

WhatsApp: (19) 99571-5480

Telefones: (19) 3849-6424 / 3849-6233

Ecopurise Locação de Purificadores de Água

Google Maps: https://www.google.com/maps?cid=1028418373661550624

Google Meu Negocio: https://search.google.com/local/writereview?laceid=ChIJm7EtwJDNyJQRIOiU4g-tRQ4

Place ID: ChIJnbEtwJDNyJQRojWWxW7mHp0

Compartilhe com seus contatos!!!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais São as Propriedades da Água?

Quais São as Propriedades da Água?
Neste post iremos mostrar as principais Propriedades da Água e sua importância na nossa vida e saúde. Iremos explicar sobre o ciclo da água, as propriedades físico-químicas, o consumo de água e sua potabilidade e como os Purificadores de Água auxiliam em seu tratamento. Fale conosco no Whatsapp (19) 99571-5480

Locação de Purificador de Água em Jundiaí

Locação de Purificador de Água em Jundiaí
Este artigo esclarecerá suas dúvidas sobre a Locação de Purificador de Água para sua empresa. Detalharemos as principais vantagens e os grandes benefícios com o nosso sistema personalizado de Locação de Purificador de Água Ecopurise. Fale conosco no Whatsapp (19) 99571-5480

Quais os Benefícios da Água no Organismo?

Quais os Benefícios da Água no Organismo?
Neste post você entenderá melhor quais os benefícios de se ingerir uma boa quantidade de água purificada auxiliando o melhor funcionamento de todo o seu organismo e assim conseguir uma vida mais saudável, aumentando sua imunidade. Fale conosco no Whatsapp (19) 99571-5480

Como Escolher o Melhor Purificador De Água?

Este post irá te ajudar a tirar algumas dúvidas na hora de escolher um purificador de água para a sua residência ou sua empresa, mostrando os benefícios e facilidades para a melhor aquisição. Fale conosco no Whatsapp (19) 99571-5480.

Avenida Independência, 123 – Vila Olivo(Centro) – Valinhos – 13276-030
comercial@ecopurise.com.br
www.ecopurise.com.br
(19) 3849-6424 / 3849-6233
© 2020 Desenvolvido por Ecopurise

© 2024 Ecopurise - WordPress Theme by Kadence WP